Procurar
Close this search box.

Centro de Química da Madeira

O Centro teve, desde sempre, uma visão de longo prazo para a divulgação da Química e, é um dos seus objetivos, continuar a encontrar formas de promover a Química enquanto ciência.

O Centro de Química da Madeira (CQM), está, desde a sua fundação, empenhado em estimular o interesse pela área da Química, considerada por muitos como sendo demasiado complexa ou desinteressante. Tendo em conta este fator e o decréscimo da adesão, sobretudo nas camadas mais jovens, pelas ciências exatas, na quais se inclui a Química, o CQM tem desenvolvido diversos programas educativos e lúdicos, visando combater esta tendência.

Um dos programas educativo-lúdicos é “A Química é Divertida”. Esta atividade, iniciada em 1995, é realizada anualmente nos laboratórios do Centro na Universidade da Madeira e destina-se a crianças e jovens em idade escolar. As escolas e respetivos professores têm a oportunidade de trazer os seus alunos, de distintas faixas etárias, aos laboratórios, onde podem observar materiais e equipamentos utilizados pelos investigadores no seu dia-a-dia.

Este programa oferece, ainda, uma vasta oferta de experiências divertidas e a possibilidade de entrar em contacto com estudantes e investigadores que fornecem, não só explicações científicas acerca dessas mesmas experiências, como também informações sobre o trabalho em progresso e esclarecem quais as oportunidades de estudo e carreira na área.

O Centro teve, desde sempre, uma visão de longo prazo para a divulgação da Química e, é um dos seus objetivos, continuar a encontrar formas de promover a Química enquanto ciência. Desta forma, não satisfeito com os programas em desenvolvimento até o momento, foi concebido, no ano passado, o projeto “Bridging the Gap” (BtG) cujo objetivo é o de alcançar escolas, núcleos e outras comunidades, que não têm possibilidade de se deslocar até à Universidade da Madeira e aos laboratórios do CQM.

Neste sentido, no passado mês de novembro foi criada uma exposição temporária no Armazém do Mercado (baixa do Funchal, junto ao Mercado dos Lavradores), através da ScienceShop by CQM. Este espaço contou com a presença de vários investigadores e professores que, durante mais de 3 meses, disponibilizaram informações relevantes acerca das atividades de investigação em curso no CQM, dos seus programas educativos e estimularam o interesse pela química, através de experiências divertidas, a mais de 1400 visitantes.

Tendo em vista a constante dinamização do Centro junto da Sociedade, um passo futuro, será o da criação de workshops relacionados com a Química e também com a Bioquímica na Universidade. Esta atividade visa ensinar como se podem usar os conhecimentos de Química para entender o sucesso da gastronomia molecular. Será dirigida a todos aqueles que queiram aprender um pouco mais sobre esta ciência e compreender cientificamente como se faz e porque é que se faz.

Bruna M. F. Pereira
Centro de Química da Madeira

DESTAQUES