Procurar
Close this search box.

Bolseiros de investigação incluídos nos apoios do governo

Além dos trabalhadores independentes e dos desempregados, o governo clarificou, quase três semanas após o anúncio, a situação dos bolseiros de investigação.
António Costa na cerimónia de assinatura dos contratos de financiamento do Plano Nacional para o Alojamento no Ensino Superior (PNAES), no dia 15 de setembro de 2022, na Academia das Ciências de Lisboa.

Os bolseiros de investigação, inscritos no seguro social voluntário em setembro de 2022, irão ter acesso ao apoio de 125 euros, anunciado pelo governo a 6 de setembro. A indicação foi dada esta semana, através de uma portaria conjunta do Secretário de Estado dos Assuntos Fiscais e do Secretário de Estado da Segurança Social.

Entre as medidas anunciadas pelo Primeiro-Ministro na noite de 5 de setembro, o “pagamento extraordinário de 125 euros a cada cidadão com rendimento até 2.700€ mensais” terá impacto imediato no quotidiano dos contribuintes abrangidos, com as transferências a ocorrer em outubro.

Agora, o governo esclareceu a situação dos bolseiros de investigação, através da Portaria n.º 244-A/2022, de 26 de setembro. De acordo com o documento, o apoio extraordinário será atribuído pela Segurança Social aos beneficiários identificados nas alíneas b) e seguintes do n.º 3 do artigo 2.º do Decreto-Lei n.º 57-C/2022, de 6 de setembro. O problema, para os bolseiros de investigação, era a ausência de menção dessa categoria no referido diploma do início do mês.

A dúvida foi esclarecida com a portaria que “procede à regulamentação do apoio extraordinário a titulares de rendimentos e prestações sociais”, indicando que se consideram incluídas as pessoas que, em setembro de 2022, estejam “inscritas como bolseiros de investigação no seguro social voluntário”.

O governo alerta que o pagamento será feito, a partir de 20 de outubro de 2022, por transferência bancária, para o International Bank Account Number (IBAN) que consta no cadastro da Autoridade Tributária ou na declaração de rendimentos referente ao ano de 2021. A entidade responsável pela transferência será a Segurança Social.

No início do mês, a ET AL. contactou a reitoria da Universidade da Madeira que não possuía informações do governo sobre a inclusão dos bolseiros de investigação no pacote de apoios.

O Presidente da ACADÉMICA DA MADEIRA, Alex Faria, indicou que remeteu, após o anúncio público do governo, “uma comunicação à Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior para questionar sobre a inclusão dos bolseiros de investigação”.

Luís Eduardo Nicolau
ET AL.
Com fotografia do Gabinete de Comunicação do Primeiro-Ministro de Portugal.

DESTAQUES