Procurar
Close this search box.

… para um melhor sistema imunológico.

O sistema imunológico tem como missão proteger o corpo humano e capacitá-lo para lutar contra as infeções causada por vírus ou bactérias, sendo certo que um sistema imunológico saudável, consegue eliminar mais facilmente o indesejável. Desenvolve inúmeras reações que invariavelmente necessitam de energia e da presença de diversos nutrientes, pelo que, em primeiro lugar é fundamental ter uma ingestão energética adequada, isto é, de uma quantidade de comida ajustada às necessidades individuais de cada um, evitando situações de desnutrição ou de excesso de peso, que podem originar alterações imunológicas.

As reações deste sistema necessitam ainda de um aporte adequado de nutrientes, potenciando desta forma as defesas do nosso organismo, dos quais, há a destacar os ácidos gordos ómega 3 e 6, as vitaminas A, B6, C, E e ácido fólico, e ainda o selénio, o ferro, o cobre e o zinco. Para satisfazer estas necessidades nutricionais, há que escolher uma alimentação diversificada, e onde estejam presentes diariamente os hortícolas, as frutas, as leguminosas, os cereais integrais, o peixe, os frutos secos, as sementes e o azeite, sempre com peso e medida! Os iogurtes e os leites fermentados contêm também compostos ativos importantes na imunidade.

Aqui, não é particularizado, por exemplo, nos hortícolas, um alimento em particular, pois é mais importante variar o consumo dentro dos alimentos de cada grupo, do que estar sempre a consumir o mesmo alimento, mesmo que tenha grandes propriedades.

Há também que realçar que é útil escolher, os alimentos da época, locais, e com um elevado grau de frescura. Assim, potenciamos todos os seu componentes.
Atenção deve igualmente ser dada à confeção dos alimentos, para que não se exceda as perdas nutricionais. Cozinhar a vapor ou em pouca água, evitar os fritos e nos grelhados as partes carbonizadas, pode ajudar.

É também importante destacar que se deve providenciar uma boa hidratação, escolhendo a água como bebida de eleição, podendo também optar pelas infusões ou tisanas, ou ainda pelos sumos de fruta naturais. Contudo, há ainda de enaltecer o papel da sopa. Hidrata e é um excelente fornecedor de imunonutrientes.

Realça-se assim a importância de uma alimentação adequada e diversificada para proteger o nosso organismo, não havendo necessidade de consumir suplementos nutricionais para o efeito. Opte sim… por uma alimentação muito nutritiva!

Bruno Sousa
Nutricionista

DESTAQUES