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programação

Um programa de formação… remunerado!

No outono de 2022, com uma duração de 16 meses, a Asseco PST promoverá o seu programa para formação, com remuneração aos participantes, em Banking Software Development. O recrutamento ocorre entre julho e agosto de 2022, tendo vagas limitadas. Com 20 anos de implementação, o programa de formação de Trainees em Programação e Desenvolvimento de Software, com a Asseco PST, terá oito meses de formação em sala, acrescido de mais oito meses de formação integrada em equipas de desenvolvimento. Nesse quadro, os colaboradores da Asseco PST promoverão um contato diário, proporcionando uma experiência direta com profissionais experientes e uma vivência real do quotidiano de uma software house. Os formandos ganham competências em programação, nas linguagens RPGLE/CLLE e em sistemas IBM i. Conforme adiantou a empresa, o programa acaba por permitir, aos seus participantes, uma oportunidade de carreira na multinacional. Depois de 12 meses de formação, os formandos aprovados passam a integrar os quadros de trabalhadores da empresa, fazendo parte de uma das suas equipas de desenvolvimento. Tanto os graduados em engenharia informática, como os candidatos com formação superior em outras áreas da engenharia ou das ciências exatas, são potenciais candidatos ao programa. A Asseco PST adianta que “o denominador comum para todos os candidatos é o interesse pelo mundo das tecnologias e a motivação para programar”. O processo de seleção dos candidatos é composto por três fases: análise do currículo e da formação base, aplicação de testes psicotécnicos de aptidões e uma entrevista de seleção. A Asseco PST, criada em 2018, tem a sua génese na Promosoft, empresa madeirense estabelecida há 33 anos. Entre o Funchal, Lisboa, Luanda e Maputo, a empresa possui mais de 500 colaboradores. Ana Olival, doutoranda em Química da Universidade da Madeira, está a completar a segunda parte do programa que refere permitir “aprender uma linguagem de programação” acessível a pessoas sem formação de base em tecnologia da informação. Além disso, como testemunha, o facto da formação ser remunerada, evidencia a vontade da empresa em investir “no desenvolvimento do capital humano”. As candidaturas deverão ser remetidas para o endereço recruitment@pst.asseco.com, acompanhas do currículo do candidato. Luís Eduardo Nicolau ET AL. Com fotografia de Nubelson Fernandes.

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Programação com DOUTORECOS

A ideia que as crianças têm da programação é de que apenas serve para fazer programas. Mas o que é a programação? Como é que surgem esses programas? As palavras “algoritmo” e “instrução” são pouco relevantes para as crianças. A verdade é que os algoritmos estão implícitos e integrados em tudo o que as rodeia. São aplicados em tudo e são usados em toda a tecnologia e em todas as decisões que as crianças tomam, diariamente. O objetivo principal da colaboração no DOUTORECOS foi tentar explicar a crianças o que é o algoritmo. Este, mesmo que possa ser bastante complexo, é, na verdade, um conceito bastante simples de explicar e partilho aqui o resultado da experiência. Na ótica de fornecer um bom exemplo sobre a importância de um programa bem construído para uma tarefa bem-sucedida, foi apresentado um vídeo na qual uma criança escreveu um conjunto de instruções para poder fazer uma sandes de Nutella. Conclusão: Essas instruções foram reescritas algumas vezes por falta de detalhe. O desafio para esta criança foi tentar ser mais o específica possível com as suas instruções. Os computadores não sabem quais são os nossos pensamentos e intenções. Logo, se quisermos programar uma máquina para preparar uma taça de cereais, se não especificarmos que é necessário colocá-la em cima da mesa, ela irá acabar por deitar todo o leite no chão! As crianças, por seu lado, podem escrever os seus próprios algoritmos, como por exemplo, um relativo ao que executam todas as manhãs! Podemos considerar o escovar os dentes ou comer cereais. Indiretamente e sem suspeitarem, elas estarão a explorar conceitos computacionais muito importantes, tais como repetições (por exemplo: escovar os dentes do lado esquerdo, do lado direito, de baixo, de cima cinco vezes), sequências (pôr os cereais na taça e, de seguida, o leite) e lógica condicional (se a taça estiver vazia, parar de comer). Com a utilização destes conceitos computacionais nos algoritmos, as crianças podem executar tarefas de uma forma rápida e simples. As aulas de programação servem para estimular a imaginação e a criatividade do aluno, melhorando o seu trabalho em equipa e aumentando a sua concentração. A programação possui várias línguas nas quais são escritas linhas de código de um programa complexo. Quem se interessa por estas línguas, desde cedo acaba por desenvolver um melhor raciocínio lógico. Afinal, a programação tem toda a flexibilidade, é um “pequeno, grande… gigante…” meio onde o pensamento e o raciocínio lógico podem ser expressos através da criação de ferramentas e programas que dão resposta a toda e qualquer necessidade do quotidiano. Ana Drumond Software Developer, Asseco PST O DOUTORECOS é o campo de férias que a ACADÉMICA DA MADEIRA realiza nas instalações da UMa, anualmente. Nele, crianças em idade escolar, realizam atividades diversas com, entre outros, estudantes universitários e investigadores.

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