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formação

Cursos de Inglês e de Francês gratuitos

De outubro a dezembro, a Direção Regional que tutela a pasta da Juventude na Madeira está a promover cursos de aperfeiçoamento do Inglês e do Francês gratuitos. Uma manhã por semana que pode fazer a diferença no teu futuro profissional.

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Curso de Intervenção na Parentalidade

A Associação para o Planeamento da Família (APF) promove, nos dias 18 e 19 de novembro, no Colégio dos Jesuítas, o Curso de Intervenção na Parentalidade. O papel que um pai ou uma mãe desempenha é uma construção social que tem diferentes significados e depende, em grande medida, das perspetivas culturais e das condições ambientais. Em virtude disso, o significado de ser pai/mãe sofreu alterações ao longo do tempo e continua em constante mudança. Assim, cada cultura e cada família tem as suas próprias ideias e pontos de vista no que diz respeito à forma de exercer a parentalidade, não sendo estas necessariamente imutáveis. Muitas são as pessoas que expressam que ser pai ou mãe é um papel muito gratificante, dando início à viagem da parentalidade geralmente de uma forma otimista. Não obstante, consideram também que o exercício da parentalidade é um desafio constante, dado que implica o estabelecimento de um conjunto de ações e de decisões, por vezes, difíceis e complexas. Assim, é solicitado aos pais que, a partir do nascimento de um/a filho/a, desempenhem diversas tarefas para quais estes nem sempre estão preparados e, à medida que o/a filho/a se desenvolve, novos desafios vão surgindo. O curso será dinamizado por Dora Pereira, psicóloga e professora do Departamento de Psicologia da Universidade da Madeira. Dado que um grande número de famílias se debate com inseguranças, anseios e dificuldades de variada ordem no exercício da parentalidade, urge como relevante a intervenção neste domínio, com o objetivo de fornecer apoio, informação e recursos adequados aos cuidadores, de modo a criar e promover as melhores condições possíveis para um desenvolvimento infantil harmonioso. Os pais, uma vez munidos e capacitados com as ferramentas apropriadas, serão certamente os principais e os mais eficazes agentes de proteção e de mudança positiva na vida dos seus/suas filhos/as. Neste sentido e atendendo ao facto de que a parentalidade assume um papel estruturante no desenvolvimento cognitivo e psicossocial e na qualidade de vida de todos nós, enquanto criança, jovem ou adulto, a APF, delegação da Madeira, está a promover o Curso de Intervenção na Parentalidade, a realizar nos dias 18 e 19 de novembro, no Colégio dos Jesuítas. Este curso será dinamizado, a título voluntário, por Dora Pereira, psicóloga e professora do Departamento de Psicologia da Universidade da Madeira, com amplos conhecimento e experiência na temática apresentada. Doutorada em Psicologia Clínica, na especialidade de Psicologia da Família e Intervenção Familiar, pela Universidade de Coimbra, tem formação na área dos maus-tratos infantis e intervenção com crianças em situações de risco. As inscrições devem ser feitas por correio eletrónico. Trata-se de uma formação presencial certificada de 12 horas, destinada a profissionais com intervenção na área da parentalidade, tendo como finalidades: enquadrar a intervenção na parentalidade num modelo de leitura do comportamento parental, abordar os diferentes tipos de intervenção na parentalidade em função dos diferentes contextos de atuação e objetivos a alcançar, debater algumas das principais questões éticas associadas à intervenção na parentalidade e explorar diversas modalidades de intervenção na parentalidade. Caso seja do seu interesse inscrever-se nesta formação, poderá fazê-lo aqui e deverá enviar o respetivo comprovativo de pagamento, até ao dia 11 de novembro, para o endereço da APF (apfmadeira@sapo.pt). É de ressaltar que as inscrições são limitadas. Cristina Santos Colaboradora da APF. Delegação da Madeira Com fotografia de Nathan Dumlao.

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Curso de Intervenção em Abuso Sexual de Crianças e Jovens

A Associação para o Planeamento da Família (APF), delegação regional da Madeira, está a promover o Curso de Intervenção em Abuso Sexual de Crianças e Jovens, a decorrer nos dias 12, 13 e 14 de outubro, dinamizado por Paulo Pelixo. Quando falamos de uma interação de natureza íntima contra a vontade da pessoa, por exemplo, beijos e carícias, toques indesejados nos órgãos sexuais ou até mesmo comentários ou piadas de cariz sexual que provoquem desconforto ou receio à vítima, estamos a falar de atos que podem ser apontados como violência sexual. Assim, o abuso sexual de crianças e jovens refere-se ao envolvimento destas (ou à sua tentativa) num ato sexual, que muitas vezes não compreendem por completo e para o qual não são capazes de dar, em virtude da idade e maturidade, o seu consentimento informado. Deste modo, este tipo de violência sexual surge num contexto de uma relação de assimetria de poder, de responsabilidade ou de conhecimentos, onde a vítima é usada para estimulação sexual (benefício) do/a agressor/a ou de uma terceira pessoa. O abuso sexual desta população em específico constitui uma problemática muito prevalente e que pode trazer graves e profundas consequências a curto, médio e longo prazo, tanto à criança/jovem, como à família e à comunidade. De acordo com a estimativa do Conselho da Europa, uma em cada cinco crianças já sofreu de algum tipo de abuso sexual ou de violência sexual ainda antes de completar os 18 anos de idade. Analisando esses dados e traduzindo em percentagem, isto resume-se em 20% da população de crianças afetadas por esta problemática em Portugal. Paulo Pelixo, psicólogo e diretor técnico da APF, salienta que este é “um número muito significativo”. Importa referir que em muitos casos, os abusos são cometidos por pessoas próximas à vítima, com quem mantêm uma relação de confiança e familiaridade. Assim sendo, cabe aos pais, às escolas e a toda a comunidade apostarem numa abordagem preventiva, ao fornecer informação adequada às caraterísticas da criança, abordando temáticas importantes referentes à sexualidade e à educação sexual. Desta forma, a criança é elucidada acerca da existência de partes do seu corpo que são privadas e que não podem nem devem ser tocadas por outras pessoas. Tendo em consideração a necessidade desta temática ser abordada junto de profissionais que trabalham com crianças e/ou jovens, a Associação para o Planeamento da Família (APF), delegação regional da Madeira, está a promover o Curso de Intervenção em Abuso Sexual de Crianças e Jovens, a decorrer nos dias 12, 13 e 14 de outubro, dinamizado por Paulo Pelixo, um profissional com uma vasta experiência neste campo. Trata-se de uma ação formativa presencial de 20 horas com certificação e destina-se a profissionais com intervenção na área das crianças, jovens e famílias. Este curso objetiva transmitir aos participantes conteúdos teóricos e práticos, no sentido de auxiliar no reconhecimento de sinais de sofrimento da criança/jovem, indicadores de abuso, que requerem uma intervenção por parte de profissionais qualificados. Caso seja do seu interesse inscrever-se nesta formação, poderá fazê-lo aqui e deverá enviar o respetivo comprovativo de pagamento, até ao dia 6 de outubro, para o e-mail da APF (apfmadeira@sapo.pt). É de ressaltar que as inscrições são limitadas. Cristina Santos Colaboradora APF, delegação Madeira Com fotografia de Ramin Talebi.

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O Ecletismo da Educação Física: Contributos Didáticos

O Departamento de Educação Física e Desporto da Universidade da Madeira (DEFD/UMa), com o apoio do Centro de Desenvolvimento Académico (CDA), vai levar a efeito, nos dias 30 de abril e 7 de maio, entre as 9:00 e as 18:30, uma ação de formação intitulada “O Ecletismo da Educação Física: Contributos Didáticos”. A atividade, de natureza científico-pedagógica, irá decorrer na Sala do Senado da UMa, no piso -2 do Campus da Penteada, e está inserida no âmbito do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Universidade da Madeira, enquadrando-se na formação contínua de educadores e de professores. A ação, com validação pela DRE (para os grupos 160, 260 e 620) e com a duração de quinze horas, pretende ajudar a compreender as potencialidades e limitações da Educação Física, equacionando estratégias e fornecendo ferramentas didáticas que otimizem um processo pedagógico personalizado. O programa inclui cinco conferências, uma mesa-redonda e cinco módulos, com componentes teórico-práticas. Nuno Corte-Real, da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto, vai abordar “O desenvolvimento da pessoa que mora em cada estudante… que papel para o Professor de Educação Física” e Miguel Peralta, da Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa, vai centrar a sua intervenção na “Promoção da atividade física e aptidão física na Educação Física: tendências de investigação e intervenções de sucesso”. De seguida, Soraia Garcês, da Faculdade de Artes e Humanidades, vai falar sobre a “A psicometria na educação: não, sim, talvez?” e Isabel Figueira, da MA DNT/P, sobre “O ritmo na construção do sujeito – desenvolvimento psicológico, expressão simbólica e competências relacionais”. Finalmente, Rui Ornelas da Faculdade de Ciências Sociais irá analisar “Atividade Física: benefícios em benefícios em crianças e em adolescentes”. Além das intervenções dos cinco especialistas, o programa compreende também uma mesa redonda, onde será abordado o tema “Projetos em Educação Física”, com a participação de Margarida Pestana (EB 2º e 3º ciclos do Caniço), Ricardo Nunes (EBS Calheta/UMa) e Francisco Santos (UMa), estando a moderação a cargo de Hélio Antunes (UMa). O programa inclui ainda cinco módulos com componentes teórico-práticas, dinamizados pelos alunos do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da UMa, alguns docentes e convidados, subordinados aos seguintes temas: “Desenvolvimento de Competências na Educação Física: o contributo do Estágio Pedagógico”; “Jogos Reduzidos no Futebol: Estudo Exploratório em Contexto Escolar”; “Estratégias Didáticas no processo de Ensino e Aprendizagem em Educação Física – Importância da motivação, auto perceção e relações sociométricas em unidades didáticas de Atividades Rítmicas Expressivas (ARE)”; Será que o nível de motivação para a aula de educação física contribui para o nível de atividade física semanal?”; – “Teqball – Uma abordagem em Contexto Escolar”. As inscrições já estão abertas e devem ser efetuadas até 28 de abril. Pedidos de informação adicional ou esclarecimento de dúvidas devem ser remetidas para o email acpc2022@gmail.com. Clique aqui para aceder ao programa.

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Aposta em ti!

Face às profundas transformações sentidas no Ensino Superior português, a formação complementar representa, hoje, um papel essencial na valorização dos estudantes e assume uma importância decisiva na formação ao longo da vida e na gestão da carreira. Tendo como objectivo o incentivo e o apoio para um cada vez maior saber-fazer e saber-ser, a Associação Académica da Universidade da Madeira tem vindo a apostar em formações – Seminários, Conferências, Cursos livres e Workshops – de âmbito diverso e abertas à comunidade em geral e no apoio escolar às mais diversas áreas do Ensino Secundário e Superior. Curso de Desenho e Organização de Projecto (60 horas), Curso Avançado de Microsoft Word (16 horas), Curso Avançado de Microsoft Excel (16 horas), Liderança no Sucesso das Organizações, Autocad Avançado (certificado pela Auto Desk) e explicações em Biologia e Geologia e Português (Ensino Secundário), Matemática 2, Cálculo II, Mecânica e Ondas e Resistências dos Materiais I já se encontram agendadas e com as inscrições a decorrer. Para que não se negligencie o esforço e o acompanhamento individual as vagas são limitadas e validadas por ordem de inscrição. Até Julho de 2012 a oferta formativa será alargada com preços competitivos e com facilidades de pagamento. As informações vão sendo disponibilizadas no site da AAUMa: www.aauma.pt e nas redes sociais. Bernardo Faria Alumnus

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