As palavras-chave permitem que o leitor tenha acesso aos artigos que foram classificados com esse vocábulo enquanto etiqueta. Dessa forma, o repositório digital de notícias da ET AL. é filtrado para que o leitor consulte o grupo de artigos que corresponde à palavra-chave que selecionou. Em alternativa, pode optar pela procura de termos na barra de pesquisa.

Etiqueta Selecionada

escola

As alterações no Ensino

Recentemente, novas alterações foram realizadas ao Ensino português. De que forma se reflectem na forma de acção dos professores e dos próprios estudantes? Ao longo da nossa vida como estudantes, vamos construindo o que pretendemos ser e exercer no futuro. A escolha, por exemplo, em ser professor é deve ser baseada muito mais do que na ambição de possuir uma licenciatura ou um mestrado. Sabemos que muitas pessoas estão na profissão errada e, infelizmente para muitos, ser professor, não foi a melhor escolha. Para além das competências académicas, um professor precisa de ter outras competências que o levem a ser um profissional notável. Saber ensinar e ter o máximo de conhecimentos na matéria é fundamental nesta profissão, mas também é necessário saber-se ser e saber transmiti-lo e à sua ciência ao público que o ouvirá o resto da vida. É comentável a forma como é feita a avaliação das premissas anteriores. Pelo que qualquer professor deverá perguntar: será que novas mudanças técnico-políticas ajudam a clarificá-las? O ingresso no Ensino Superior, na área do Ensino, torna-se menos fácil e faz com que muitos recuem na decisão. O que é preciso então, a partir de agora, para dar aulas? Foram publicadas, em Diário da República, no decreto-lei n.º79/2014 a 14 de Maio, as novas regras que definem as habilitações profissionais para poder dar aulas. A partir do ano lectivo 2015/2016, os ciclos de estudos que permitem habilitações para a docência devem ser cumpridos de acordo com as novas regras, que incidem na habilitação profissional para a docência na educação Pré-Escolar e nos ensinos Básico e Secundário e a duração dos ciclos de estudo. De igual forma, a nova legislação finda os mestrados que não têm acesso à docência, tornando a oferta formativa do Ensino Superior mais transparente e profissionalizante. A duração dos mestrados, aumenta para os três semestres nos mestrados em Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e, nos mestrados conjuntos em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico a para os quatro semestres. O diploma procede também, por exemplo, ao desdobramento do mestrado em Ensino do 1.º Ciclo e do 2.º Ciclo do Ensino Básico separando a formação de docentes do 2.º Ciclo de Português, História e Geografia de Portugal da formação de docentes do 2.º Ciclo em Matemática e Ciências Naturais, com vista a “reforçar a formação na área da docência”. O objectivo é “ter nas escolas os [professores] mais bem preparados, mais bem treinados, mais vocacionados e mais motivados para desenvolver a nobre e exigente tarefa de ensinar”, lê-se no documento. Introduzem-se mecanismos de fixação das vagas para os ciclos de estudos de licenciatura em Educação Básica e de mestrado em Educação Pré-Escolar e em Ensino, que visam “assegurar um melhor ajustamento entre a oferta de formação e as necessidades efectivas do sistema educativo.” Aguardemos, então, que haja um melhoramento no Ensino em Portugal. Cristina Teixeira

LER MAIS...

6.ª Edição do UMajuda

A Associação Académica da Universidade da Madeira tem vindo, nos últimos 5 anos, a desenvolver um projecto de solidariedade social que abrange principalmente os mais novos, e este ano não foi excepção. A AAUMa procedeu, a 7 de Dezembro, à entrega do material que havia recolhido desde o passado mês de Outubro. O UMajuda, que consiste na recolha de material didáctico de toda a comunidade académica e demais sociedade civil interessada, possibilita à Associação Académica da UMa a oportunidade de presentear duas escolas básicas com pré-escolar da Região Autónoma da Madeira, nomeadas pela Direcção Regional da Educação. Este ano, após a recolha de muito material didáctico, livros infantis, brinquedos e material desportivo, a Académica da UMa procedeu à entrega destes itens na escola EB1/PE do Areeiro, em São Martinho, logo ao início da manhã. Neste estabelecimento de ensino a recepção foi calorosa e entusiástica, e as crianças aguardavam a chegada dos elementos do projecto com um momento musical preparado. Após a actuação dos pequenos cantores, foi a vez da Tuna Universitária da Madeira animar o dia dos mais pequenos, onde lhes possibilitaram a oportunidade de conhecer alguns temas mais conhecidos desta Tuna Universitária. A visita à escola EB1/PE do Areeiro terminou com um pequeno convívio, oferecido por este estabelecimento de ensino. Ao final da manhã, pelas 11 horas, a comitiva da AAUMa rumou em direcção à Ponta do Sol para proceder à entrega do material recolhido na escola EB1/PE da Lombada. Uma vez mais, os mais pequenos aguardavam com ansiedade a chegada da equipa da AAUMa que os presenteou com dezenas de artigos recolhidos no secretariado desta instituição, no Campus da Penteada, e lhes proporcionou um momento certamente inolvidável. Para terminar, a TUMa também actuou na EB1/PE da Lombada deixando as crianças perplexas com as suas danças e músicas. A AAUMa gostaria de agradecer a todos os que, quer dentro da Comunidade Académica quer fora dela, participaram activamente e perseverantemente para que este projecto fosse, uma vez mais, uma realidade, nomeadamente caloiros e praxistas de 2011, funcionários docentes e não docentes da UMa, a SIXT Rent-a-car, Fundação Livraria Esperança, Snack-Bar A Americana e à Tuna Universitária da Madeira. David Gonçalves Departamento de Comunicação e Markting da AAUMa

LER MAIS...
OS NOSSOS PARCEIROS