Procurar
Close this search box.

Jornadas de Arte e Design 2007

Este ano, as Jornadas Académicas de Arte e Design, intituladas "Expressões", irão decorrer entre os dias 2 e 8 de maio. O título Expressões que por si só já é muito vasto, veio da necessidade de abrangermos, todos os suportes e formas de expressar.

A tela, a pedra, o papel, entre outras formas de expressar, deixaram de ter a exclusividade. Surgiu uma nova forma de representar/expressar: o cinema, o digital. Através deste conseguimos atingir resultados tão bons quanto os suportes anteriores, como, por vezes, ainda melhores. Num outro ponto de vista, podem ainda, complementar-se uns dos outros. Nos dias que correm, praticamente tudo é válido na forma de expressar. Tudo, desde que aplicado com criatividade.

Este ano, todas as palestras irão decorrer no auditório da Casa-Museu Frederico de Freitas. No dia 2 de maio (quarta-feira), será efetuada a inauguração das Jornadas Académicas de Arte e Design, pelas 17.30, realizando-se uma pequena exposição de pintura e de alguns desenhos.

No dia 3 de maio (quinta-feira), pelas 15:00, teremos como convidado o artista João Pedro Vale e como moderadora a professora Isabel Santa Clara.

No dia 4 de maio (sexta-feira), pelas 15:00, teremos a presença do designer António Gomes e do ilustrador António Belém. Como moderador, o professor Celso Caires.

No dia 7 de maio (segunda-feira) pelas 10:00, teremos o prazer de ter connosco o coordenador do site www.anamnese.pt, Miguel von Hafe Pérez, que irá apresentá-lo. O projeto anamnese pretende mostrar o que tem sido feito por artistas portugueses no panorama internacional, entre 1993 e 2003. Em suma, dar a conhecer e também debater a arte contemporânea nos últimos anos, em Portugal.

Ainda no mesmo dia, pelas 15.00, teremos um debate que tem como tema a arte contemporânea, que conta com a presença dos professores Idalina Sardinha, António Gorjão, Isabel Santa Clara, das artistas plásticas Guilhermina da Luz e Teresa Jardim e de Miguel von Hafe Pérez.

No dia 8 de maio (terça-feira), pelas 10.00, haverá uma palestra sobre Design Industrial, com o designer João Sabino, moderado pelo professor Celso Caires.

No final da semana, ainda no tema das Jornadas haverá uma atuação, dos Pygar, grupo formado pelo VJ Hugo Olim (professor na UMa) e pelo DJ João Ricardo, um espetáculo de som e imagem em simultâneo.

Narciso Ornelas
Associação de Estudantes de Arte e Design da UMa

DESTAQUES