“A quem tirou o anjinho que estava na caixa do bar, favor devolver, caso contrário a maldição do Natal vai cair em cima de si [,] Universidade da Madeira”. Esta mensagem circulava nos meios sociais e virtuais, na semana passada, num apelo emocionado para entrega do conhecido Anjinho do Bar dos SASUMa, no Campus Universitário da Penteada.
O Anjinho do Bar é uma figura mítica, venerada por alguns credos, segundo conseguimos apurar, que protegia o universo paralelo deste espaço alimentar da implementação de medidas que poderiam atentar à tradição e aos bons costumes, religiosamente, obedecidos pela administração. Segundo consta, temia-se que a ausência do anjinho obrigaria aos Serviços de Ação Social da Universidade da Madeira (UMa) a aceitar o pagamento por multibanco, a existência de pão, de fiambre e de queijo durante o horário de funcionamento e, ainda pior, a venda de mais do que uma variedade de iogurtes, ainda que sem sabor, aroma ou colher.
Algumas fontes indicavam que o sequestro poderia ter sido uma estratégia para que a UMa angariasse mais verbas, dado o déficit recorrente do Orçamento do Estado, através da venda da peça de arte religiosa no mercado paralelo, muito apreciado pelas beatas da pastoral. Não conseguimos apurar quem teve a Custódia do objeto durante o curto cativeiro. A reitoria da UMa, ao ser questionada sobre o sucedido, agradeceu, mas preferiu não comentar dada a tolerância de ponto que se deverá prolongar até que o novo reitor seja empossado, algures em 2025.
As boas notícias chegaram ao fim de algumas horas: “apareceu”, “foi uma brincadeira de mau gosto”.
Para futuros sequestros do anjinho, fica a nota que qualquer pessoa que tenha informações sobre o seu paradeiro deve entrar em contacto urgente para o número 291 705 000 (tenha paciência, que ele pode ter ido a casa de banho, e ligar para ACADÉMICA não adianta nada, pois ninguém atende).
O Amigo da Pastoral é um suplemento satírico da ET AL., sendo todo o seu conteúdo ficcional. Leia-o todas as semanas no nosso portal ou através da nossa aplicação móvel ACADÉMICA.